Social Icons

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Natureza e Cultura II

A PASSAGEM DA NATUREZA PARA A CULTURA

O antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908-2009) (foto) é conhecido por ter discutido exaustivamente sobre a relação entre natureza e cultura. Segundo ele, o ponto de partida para a produção de uma cultura nas sociedades primitivas aconteceu a partir de três transformações: A fabricação de instrumentos para dominar a natureza; o desenvolvimento da linguagem e a proibição do incesto.
O homem é um ser que trabalha e produz o mundo a si mesmo. Na luta pela sobrevivência o homem desenvolve ações com finalidades conscientes e que o ajudam a solucionar problemas. Para se defender dos inimigos ele fabrica armas, descobre o fogo para assar ou cozinhar os alimentos. A troca de experiência entre os grupos facilitou o aperfeiçoamento desses instrumentos. A linguagem serviu de instrumentos de mediação. O casamento fora da família original contribuiu para selar definitivamente esta passagem da natureza para a cultura.
Outros animais possuem certa linguagem, porém, é a espécie humana que a domina. Enquanto, o animal percebe determinado objeto pela presença, o homem desenvolve o símbolo. Ele pode comunicar a existência deste objeto a outros companheiros e narrar, descrever e estabelecer sobre ele.
O animal vive sempre o presente, a situação concreta. Já o homem faz abstração, gravando as experiências do passado e servindo delas para melhorar as ações futuras. Esta representação abstrata e simbólica possibilita o homem se afasta do mundo concreto e retornar para transformá-lo.
A proibição do incesto é única regra que assegura o domínio da cultura sobre a natureza. Esta proibição se dá pela razão da consanguinidade e da necessidade promover casamentos fora da família. A regra na organização dos casamentos é uma marca da cultura.

QUESTÕES
1.    O antropólogo Claude Lévi-Strauss aponta três transformações que demonstram a passagem da natureza para a cultura. Quais são?
2.    Por que as sociedades primitivas proibiram o incesto?
3.    A proibição do incesto se deu por razões naturais ou culturais?
4.    Por que foi importante a fabricação de instrumentos e a organização do trabalho para o desenvolvimento da cultura?
5.    Qual a diferença da linguagem nos animais e nos seres humanos?
6.    Indique a importância dos casamentos fora da família original?

7.    São características da linguagem humana:
a)       Concreta, desorganizada, simbólica
b)       Abstrata, simbólica, organizada
c)       Concreta, abstrata, desarticulada
d)       Abstrata, articulada, desorganizada


8.    Diferencie natureza de cultura. Demonstre o momento na pré-história a partir do qual o homem desenvolve a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

FACEBOOK

FACEBOOK
Acesse a página.

LEITURA RECOMENDADA

LEITURA RECOMENDADA
Romance da História da Filosofia