Social Icons

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A origem do filosofar


AS TAREFAS DA FILOSOFIA



A filosofia tem sua origem na Grécia no século VI a. C. Tales de Mileto (623-556 a. C.) foi o primeiro filósofo. Quando os homens deixaram de explicar o mundo através do mito e recorreram à razão para explicar a realidade, tomamos este marco como o surgimento da filosofia. A Grécia antiga teve três grandes filósofos que marcaram toda a história do pensamento: Sócrates (469-399 a. C.), Platão (428-348 a. C) e Aristóteles (384-322 a. C.). Eles inauguram uma filosofia que se preocupou com os problemas do homem, do conhecimento e da moral.
Afinal, com que trabalha a filosofia? A investigação filosófica se debruça em cima de problemas. Os iniciadores da filosofia, os chamados filósofos pré-socráticos, quiseram saber qual seria a realidade primeira que deu origem a tudo que existe na natureza. A ação de filosofar se faz por meio de perguntas.
Os filósofos antigos explicavam que é o espanto (Platão) e a admiração (Aristóteles) do homem diante do mundo que o faz perguntar e começar a filosofar.
Segundo Luc Ferry, filósofo francês, a filosofia pode ser dividida em três áreas: Teoria, Ética e Sabedoria. Na teoria, estudam-se os problemas da realidade, do conhecimento e do mundo. Na ética, o problema dos valores, das relações sociais, da justiça e do Estado. Na sabedoria, trata-se do problema da existência, da consciência e do sentido da vida.

MITO: É a explicação da realidade e dos fenômenos da natureza através de símbolos e de imagens.
RAZÃO: É a faculdade humana de fazer abstrações, raciocinar de forma ordenada procurando causas e efeitos dos fenômenos.


Atividades:

1.  O que é filosofia?
2.  Dê exemplos de mito.

3.  O que se entende por explicação racional de um fenômeno ou de um fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

FACEBOOK

FACEBOOK
Acesse a página.

LEITURA RECOMENDADA

LEITURA RECOMENDADA
Romance da História da Filosofia