OS
PRÉ-SOCRÁTICOS
Os primeiros filósofos foram chamados de
pré-socráticos. O objetivo deles era compreender a natureza (physis). Então, discutiram sobre o
princípio que deu origem a tudo que existe (arché).
Por causa disso eles são chamados também de físicos ou naturalistas. Os
principais filósofos pré-socráticos e as arché
que defendiam foram:
Escola
Jônica: Tales de Mileto - água, Anaximandro de Mileto - ápeiron,
Anaxímenes de Mileto - ar, Heráclito de Éfeso - fogo.
Escola
Itálica: Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona, Árquitas de
Tarento.
Escola
Eleática: Xenófanes - terra, Parmênides de Eleia - fogo, terra,
Zenão de Eleia, Melisso de Samos.
Escola
da Pluralidade: Empédocles de
Agrigento - terra, ar, fogo e água, Anaxágoras de
Clazômena, Leucipo de
Abdera e Demócrito de Abdera - átomos.
Escola
Eclética: Diógenes de Apolônia, Arquelau de Atenas.
Eles
são agrupados segundo a região ou linha de pensamento semelhante. Dá-se o nome
de escola a esses grupos. Além de discutir sobre a arché, outros temas foram considerados
por eles.
Duas posições sobre as
transformações da natureza
Dois
filósofos de pensamento opostos investigaram sobre as mudanças da realidade. Parmênides de Eleia afirmava que tudo
é eterno, nada se transforma na natureza. As mudanças são ilusão de nossos
sentidos, somente a razão nos faz conhecer a verdade (“Nada nasce do nada...).
Por outro, Heráclito de Éfeso
defendia que tudo constantemente e que podemos confiar nos nossos sentidos
(“Tudo flui”).
O privilégio dos números
Pitágoras
de Samos se dedicou à matemática, portanto, sua arché é o número. E todo o
universo seria harmonia e número. O número era compreendido como real e não só
abstração como entendemos hoje.
A teoria sobre os átomos
Leucipo e Demócrito de Abdera pensavam que
toda a natureza era constituída de minúsculas partículas (átomos). De certo
modo, eles anteciparam a teoria moderna dos átomos.
QUESTÕES
1.
Qual
era o objetivo dos filósofos naturalistas?
2.
Explique
a diferença entre Parmênides e Heráclito na compreensão da natureza.
3.
Qual
a importância do pensamento de Demócrito de Abdera?
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