SÓCRATES: A DIALÉTICA
O
pensamento grego antigo possui três grandes referências: Sócrates, Platão e
Aristóteles. Estudemos, portanto, o
método que Sócrates (470-399 a. C.) desenvolveu dentro da filosofia. Este pensador inaugura um período de
amadurecimento da filosofia que ainda estava nascendo. Enquanto, os filósofos
anteriores (os pré-socráticos) se preocuparam com a natureza e a realidade,
Sócrates pensa sobre o que é o homem.
Estilo de vida
Sócrates adotou um modo de vida muito próprio,
ensinava nos mercados de Atenas, discutia sobre filosofia em praça pública. Ele
ensinava principalmente aos jovens. Seus maiores opositores eram chamados de
sofistas. Estes filósofos não estavam preocupados em chegar a verdades, mas
apenas a ensinar como usar o discurso para atingir fins particulares. Sócrates
foi condenado à morte justamente por ensinar os jovens a praticarem seus
pensamentos.
Método de Sócrates
O
método da filosofia de Sócrates chamado de dialética pode ser apresentado da
seguinte forma:
1º Momento: Refutação ou ironia - Sócrates fazia
perguntas para as pessoas e analisava suas respostas identificando as
contradições. A sua intenção era observar se essas ideias eram precisas e se
poderiam tirar consequências válidas delas.
2º Momento: Maiêutica - Sócrates propunha uma série
de perguntas em cima das contradições para ajudar seus discípulos a reconstruir
suas ideias. Este método foi chamado de maiêutica, “arte de trazer à luz”, em
grego.
Os
temas mais comuns de Sócrates eram assuntos morais como justiça, bondade,
verdade, amizade.
A questão sobre o homem
Além
de um método de produção de ideias, Sócrates se debruçou sobre o problema do
homem. A sua investigação parte da pergunta: “O que é o homem?” O filósofo
responde que o homem é a sua alma. É esta qualidade que o distingue dos outros
seres vivos. Por alma se entende a nossa razão, inteligência, consciência. A
principal tarefa do homem seria cuidar de sua alma. O imperativo “conhece-te a
ti mesmo” resume esta ideia. O homem sábio deve procurar viver bem, viver
segundo a razão.
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