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segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ético, moral, legal e justo


ÉTICA: O PROBLEMA DOS VALORES

O julgamento moral é uma situação constante no nosso cotidiano. Estamos sempre diante de alguma situação que classificamos em boa ou ruim; justa ou injusta. Na antiguidade Aristóteles já observava esta característica humana: “A característica específica do homem em comparação com os outros animais é que somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais” (ARISTÓTELES, Política).
Toda sociedade organiza suas relações internas com base em códigos morais. Toda ação humana envolve valores morais. Estamos sempre aprovando ou desaprovando comportamentos. Geralmente, há uma distinção entre as palavras moral e ética. Moral é o conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como referência os valores de uma comunidade. Ética é a investigação sobre os sistemas morais que regem as sociedades. Éthos, em grego, “hábito, costume”. Há pessoas que consideram que os termos são equivalentes já que as palavras têm quase o mesmo sentido.
Segundo Mário Sérgio Cortella, a ética pressupõe três perguntas: Quero? Devo? Posso? O que eu quero é o que eu devo, e é o que eu posso? Assim temos um julgamento moral. A moralidade perpassa valores como justiça, liberdade, responsabilidade, determinismo e a relação virtude x vícios. Portanto, a moralidade diz respeito tanto ao indivíduo quanto à sociedade.
A ética investiga o problema moral justamente porque ele é imprescindível na organização de uma sociedade. No Brasil, hoje um grande debate ético: A legalização do aborto.  Toda sociedade muda ao longo do tempo, portanto, sempre haverá necessidade de manter o debate ético.

Questões para debate:

  1. Comente o sentido da frase: “Nem tudo que é legal é moral”.

Diálogo como método de conhecimento


SÓCRATES: A DIALÉTICA


O pensamento grego antigo possui três grandes referências: Sócrates, Platão e Aristóteles.  Estudemos, portanto, o método que Sócrates (470-399 a. C.) desenvolveu dentro da filosofia.  Este pensador inaugura um período de amadurecimento da filosofia que ainda estava nascendo. Enquanto, os filósofos anteriores (os pré-socráticos) se preocuparam com a natureza e a realidade, Sócrates pensa sobre o que é o homem.

Estilo de vida
 Sócrates adotou um modo de vida muito próprio, ensinava nos mercados de Atenas, discutia sobre filosofia em praça pública. Ele ensinava principalmente aos jovens. Seus maiores opositores eram chamados de sofistas. Estes filósofos não estavam preocupados em chegar a verdades, mas apenas a ensinar como usar o discurso para atingir fins particulares. Sócrates foi condenado à morte justamente por ensinar os jovens a praticarem seus pensamentos.

Método de Sócrates
O método da filosofia de Sócrates chamado de dialética pode ser apresentado da seguinte forma:
1º Momento: Refutação ou ironia - Sócrates fazia perguntas para as pessoas e analisava suas respostas identificando as contradições. A sua intenção era observar se essas ideias eram precisas e se poderiam tirar consequências válidas delas.
2º Momento: Maiêutica - Sócrates propunha uma série de perguntas em cima das contradições para ajudar seus discípulos a reconstruir suas ideias. Este método foi chamado de maiêutica, “arte de trazer à luz”, em grego.
Os temas mais comuns de Sócrates eram assuntos morais como justiça, bondade, verdade, amizade.

A questão sobre o homem
Além de um método de produção de ideias, Sócrates se debruçou sobre o problema do homem. A sua investigação parte da pergunta: “O que é o homem?” O filósofo responde que o homem é a sua alma. É esta qualidade que o distingue dos outros seres vivos. Por alma se entende a nossa razão, inteligência, consciência. A principal tarefa do homem seria cuidar de sua alma. O imperativo “conhece-te a ti mesmo” resume esta ideia. O homem sábio deve procurar viver bem, viver segundo a razão.



VÍDEO: “Sócrates – Breve vida e obra”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lquq1Wypk_4


Problema gnosiológico


A FILOSOFIA E AS FORMAS DE CONHECIMENTO


A filosofia inaugurou um novo tipo de conhecimento, o conhecimento racional. É um tipo de conhecimento em contraposição ao conhecimento mitológico. A partir daí basicamente duas correntes filosóficas dominaram a história: O racionalismo e o empirismo. A questão por trás desta dualidade é a seguinte: O conhecimento verdadeiro vem pela razão ou pela sensação?
Racionalismo: É a doutrina sobre o conhecimento que atribui confiança exclusiva à razão como instrumento para conhecer a verdade. Há princípios lógicos na mente independente da experiência que julga  a realidade e auxilia na aquisição do conhecimento verdadeiro.
Empirismo: Segundo este, as nossas ideias são provenientes da experiência e dos sentidos. “Nada vem à mente sem ter passado antes pelos sentidos”, dizia John Locke.
Portanto, pertence à filosofia a crítica sobre a origem do conhecimento e sua validade. O conhecimento digno de confiança precisa ser avaliado, passar por critérios para apurar a sua validade.

Questões:
1.  O que é mito? O que é razão?
2.  Qual a diferença entre uma verdade científica e uma verdade religiosa?
3.  É possível chegar à verdade?

4.  Por que existem tantas verdades que se excluem?

A origem do filosofar


AS TAREFAS DA FILOSOFIA



A filosofia tem sua origem na Grécia no século VI a. C. Tales de Mileto (623-556 a. C.) foi o primeiro filósofo. Quando os homens deixaram de explicar o mundo através do mito e recorreram à razão para explicar a realidade, tomamos este marco como o surgimento da filosofia. A Grécia antiga teve três grandes filósofos que marcaram toda a história do pensamento: Sócrates (469-399 a. C.), Platão (428-348 a. C) e Aristóteles (384-322 a. C.). Eles inauguram uma filosofia que se preocupou com os problemas do homem, do conhecimento e da moral.
Afinal, com que trabalha a filosofia? A investigação filosófica se debruça em cima de problemas. Os iniciadores da filosofia, os chamados filósofos pré-socráticos, quiseram saber qual seria a realidade primeira que deu origem a tudo que existe na natureza. A ação de filosofar se faz por meio de perguntas.
Os filósofos antigos explicavam que é o espanto (Platão) e a admiração (Aristóteles) do homem diante do mundo que o faz perguntar e começar a filosofar.
Segundo Luc Ferry, filósofo francês, a filosofia pode ser dividida em três áreas: Teoria, Ética e Sabedoria. Na teoria, estudam-se os problemas da realidade, do conhecimento e do mundo. Na ética, o problema dos valores, das relações sociais, da justiça e do Estado. Na sabedoria, trata-se do problema da existência, da consciência e do sentido da vida.

MITO: É a explicação da realidade e dos fenômenos da natureza através de símbolos e de imagens.
RAZÃO: É a faculdade humana de fazer abstrações, raciocinar de forma ordenada procurando causas e efeitos dos fenômenos.


Atividades:

1.  O que é filosofia?
2.  Dê exemplos de mito.

3.  O que se entende por explicação racional de um fenômeno ou de um fato.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Projeto de Pesquisa I: Filosofia Política


 “OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO CIDADÃO
 E AS MANIFESTAÇÕES POPULARES DE 2013”

CAMPO DE INVESTIGAÇÃO: Filosofia Política

Manifestações Populares de 2013.
I - ORIENTAÇÕES GERAIS
A pesquisa consta de 2 partes. Primeiramente, você pesquisará sobre quais os direitos garantidos por lei a todo cidadão (saúde, educação, segurança etc). Em seguida, procurará ver quais são os responsáveis por garanti-los, entendendo as diferentes funções do executivo, do legislativo e do judiciário. Por último, fará uma redação sobre as manifestações populares atuais, expressando as mudanças que você deseja.

PALAVRAS-CHAVE:
Consulte o dicionário para se familiarizar com os conceitos que você trabalhará com eles: Constituição, democracia, presidente, deputado, promotor, juiz, partido político.

II – QUESTÕES EM GRUPO 
1.  Quais os direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal (CF)?
2.  Quais são os responsáveis por garanti-los segundo o regime político vigente?
3.  Qual a função do presidente, do governador e do prefeito?
4.  Qual a função dos senadores, deputados e vereadores?
5.  Qual a função do Supremo Tribunal Federal, e do Ministério Público?
6.  Qual é a função dos partidos?  O que é democracia?
7.  Quais as principais demandas reivindicadas pelos manifestantes e como elas devem ser atendidas?
  
III – QUESTÃO INDIVIDUAL:
8.  Escreva uma dissertação de, no mínimo de 1 lauda (30 linhas), e, no máximo de 5 laudas (150 linhas), constando sua análise das manifestações de 2013 e apresentando as mudanças que precisam ser feitas no país.

IV – METODOLOGIA
Parte 1: A pesquisa será desenvolvida com base na “Constituição Federal” e em comentários encontrados na internet. É recomendável citar o artigo ou parágrafo da lei onde se encontram os direitos do cidadão (Oriente-se pelo “Índice temático” do texto da CF no site www.planalto.gov.br).
Parte 2: A dissertação terá como base o conjunto de reportagens, notícias, artigos, veiculados pela TV e pela internet.
Parte 3: A pesquisa deve ser apresentada segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O trabalho deve conter capa, introdução, desenvolvimento e conclusão, com referências de fontes consultadas. A capa deve conter: Nome da escola, alunos, título da pesquisa, disciplina/matéria, local e data. As referências devem conter endereço dos sites pesquisados, dados dos livros (autor, título, local, editora, ano).

V – APRESENTAÇÃO
    O resultado da pesquisa será entregue por escrito no dia 03/07. As redações melhores elaboradas serão socializadas na aula de culminância do trabalho.

VI – REFERÊNCIA BÁSICA
BRASIL. Constituição Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 21. jun. 2013.
WIKIPÉDIA. Protestos no Brasil em 2013. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_Brasil_em_2013. Acesso em: 23. jun. 2013.




sábado, 15 de junho de 2013

Guia para os primeiros passos em Filosofia

APRESENTAÇÃO DO FÔLDER "POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA?"

      Disponibilizamos o fôlder "Por que estudar filosofia?" para responder as dúvidas mais frequentes sobre a filosofia no Ensino Médio e oferecer algumas informações para quem esteja tendo os primeiros contatos com esta área do saber.

Parte 2:


Parte 1:


 

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Romance da História da Filosofia