Social Icons

domingo, 15 de maio de 2016

Aprender a interpretar



PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO
(Método adaptado da Exegese)

1.    Identificação do gênero, estilo e a finalidade do texto.

2.    Obter informações sobre o autor e seu contexto: a) Quem escreveu? b) Quando e onde foi escrito? c) Qual o tema ou a razão principal do escritor? d) A quem se dirigiu o escritor?

3.    Leitura global e identificação da ideia principal, a tese do autor, através da contagem das palavras mais repetidas.

4.    Ler cuidadosamente o texto. Ter atenção com as vírgulas, pontos finais e parágrafos, pontos de exclamação e interrogação, dois pontos e ponto e vírgula.

5.    Ter atenção com o sentido das palavras essenciais para a compreensão do texto.

6.    Identificar como o autor desdobra a sua ideia principal, comprovando-a ou a rejeitando.

7.    Elaborar um mapa conceitual ou esquema para visualizar a ideia principal e como ela se conecta às suas ideias afluentes.

8.    Confrontar, associar os dados da leitura atual ao acervo mental adquirido em leituras anteriores.

9.    Aplicar o texto à finalidade para qual você leu e interpretou a obra sem forjar o autor apenas dialogar com ele.


_____
HERMENÊUTICA: É a ciência e arte que estuda a interpretação dos textos.
EXEGESE: É a aplicação das regras estabelecidas pela hermenêutica.
INTERPRETAÇÃO: É a explicação do sentido de um texto.

Não basta estudar. É preciso aprender a estudar!



ROTEIRO DE ESTUDOS
TÉCNICAS DE ESTUDO

1.  Administração do tempo: Organize um horário semanal, estude em períodos de 20 a 50 minutos. Faça uma atividade física em cada intervalo de 5 a 10 minutos. Durma o suficiente e não estude noite adentro.

2.  Escolha um local adequado: Procure um ambiente confortável e silencioso, longe de TV, do celular e som. Se você gosta de estudar com música, ouça apenas instrumental.

3.  Estado mental: Antes de começar, limpe sua mente anotando as ideias em um papel. Isso gera a correta concentração. Motive-se e tenha um objetivo, somente estude se estiver se sentindo bem e prazeroso. Palavras-chave: Concentração e motivação.

4.  Alimentação adequada: Tenha uma alimentação equilibrada, baseada em carboidratos, que aumente a serotonina e não roube a energia destinada à aprendizagem e nem provoque peso e sono. Se estiver com fome, coma primeiro e, depois comece a estudar.

5.  Leitura didática: Leia o texto duas vezes, uma por cima captando só a idéia principal, na segunda vez, ponha atenção nos detalhes. Depois da leitura, elabore um esquema dele, consulte e confronte pelo menos 3 fontes e converse com alguém sobre o assunto.

6.  Pesquisa: Escolha o tema, o objetivo da aprendizagem, leia as fontes, resuma as ideias chave através de esquemas ou fichamentos. Use o método: Tese (a ideia principal), antítese (o que contraria esta ideia), e síntese (qual a conclusão, elaboração de um conceito que ajude a amarrar todas as outras ideias afluentes).

7.  Aplicação do conhecimento: Aprendizagem só será assimilada e acomodada, se tiver algum nexo com a sua realidade. O resultado de assimilação adequada é o discurso livre, esquematização espontânea, associação, contraposição e aplicação a outros problemas.
 

FACEBOOK

FACEBOOK
Acesse a página.

LEITURA RECOMENDADA

LEITURA RECOMENDADA
Romance da História da Filosofia