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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Filosofia do Trabalho

ALIENAÇÃO, TRABALHO E CONSUMO
           
A alienação é o processo pelo qual os atos de uma pessoa são dirigidos ou influenciados por outros e se transformam em uma força estranha contrária a qu
em a produziu. No capitalismo, segundo Karl Marx (1818-1883), o trabalho é alienado porque o trabalhador conhece apenas uma fase do processo de produção em que especializado, não possui os meios de produção, não desfruta dos benefícios de seu trabalho e vende sua força de trabalho para o patrão. O próprio trabalhador se torna uma mercadoria.
            O consumo é um fenômeno contemporâneo vinculado ao trabalho. Jean Baudrillard em sua obra “A Sociedade do Consumo” considera que a lógica do consumo está na impossibilidade de que todos consumam. Os carros importados e as roupas de grifes são atraentes porque representam signos de uma classe privilegiada. A sociedade consumista se pauta num modelo de felicidade mensurável, o bem-estar é mensurado por objetos e sinais de conforto.
            Os produtos são signos da diferença de status. As pessoas consomem para evitar constrangimentos de diferenciação social. A propaganda faz uso desses recursos psicológicos provocando nas pessoas a ansiedade em consumir. Os produtos se sucedem com uma rapidez enorme. As pessoas sempre querem compra um produto recém-lançado mesmo já possuindo um similar em pleno funcionamento.

            O consumidor alienado age como se a felicidade consistisse em possuir coisas. O gosto é condicionado pelo mercado. Tanto o trabalho quanto o consumo podem ser alienados.

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