O
CURRÍCULO DA FINLÂNDIA:
UM DOS MELHORES SISTEMAS DE EDUCAÇÃO DO MUNDO
A
Finlândia é um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Na prova PISA de 2012, o país ocupou a quinta
posição. O que eles ensinam diferente de nós?
Segundo
a Grade Curricular para as escolas públicas da Finlândia no documento National Core Curriculum for Pre-primary
Education 2010 são essas as seguintes áreas para o Pré-escolar:
a) Língua e interação.
As principais habilidades-alvo no período são o desenvolvimento do pensamento
da criança, socialização, emoções e interação. Nessa etapa se cria a base para
o letramento.
b) Matemática.
A criança deve ser levada a perceber os fenômenos matemáticos de seu cotidiano.
Ela precisa compreender primeiramente os conceitos matemáticos.
c) Ética e religião.
A criança precisa ser educada para a liberdade de religião, prepará-los para a
interação social. Contribuir para o desenvolvimento do pensamento filosófico.
d) Estudos naturais e ambientais.
A escola deve possibilitar à criança uma relação emocional com a natureza e
suas conseqüências imediatas dessa interação.
e) Saúde.
Promover a saúde psíquica e física da criança em situações do dia-a-dia,
ensinando-as bons hábitos.
f) Desenvolvimento motor e físico.
Disponibilizar atividades para o crescimento equilibrado da criança,
desenvolvendo suas funções motoras, seus reflexos.
g) Arte e Cultura.
A educação para a música e demais atividades artísticas são parte
significativas do desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.
Na Educação Básica aparecem as
seguintes disciplinas: a) Língua materna e literatura; b) matemática; c) ciências
naturais e ambientais; d) biologia e geografia; e) física e química; f) educação
para a saúde; g) religião; h) ética; i) história; j) estudos sociais; k)
música; l) artes visuais; m) jogos; n) educação física; o) economia doméstica e
disciplinas opcionais. O bloco equivale ao Ensino Fundamental
No Ensino Médio, existem as seguintes:
I) Língua materna e literatura; II) Matemática e ciências naturais –
matemática, química, física e geografia; III) Educação cívica e conhecimento
cultural; IV) Orientação vocacional (Guidance
Counselling).
Agora, cabe perguntar: O sistema
brasileiro está ensinando as disciplinas erradas ou de forma errada? Por que
estamos numa posição tão desfavorável no ranking mundial?
______
Cf.
Curricula and qualifications - http://oph.fi/english